Como economizar combustível na subida da serra?

Muitos caminhoneiros e motoristas de ônibus enfrentam diariamente, a rotina de subida de serras e manuseamento do veículo. Além disso, tem a missão de chegar em seus destinos o mais rápido possível e ainda economizar combustível. Agora, isso é realmente viável?

A conta é simples: quanto mais tempo se tenta economizar acelerando o veículo, mais combustível é consumido. Porém, ao subir a serra, o motorista já está exigindo alta potência do motor de seu pesado. Aumentando ainda mais o giro do motor, ou seja, acelerando para economizar tempo, pode-se comprometer não só o motor, mas todo trem de força, diminuindo a vida útil do caminhão.

Então o que fazer para economizar o combustível na subida?

  1. Nas subidas, é recomendado que se use o óleo sintético, pois esse produto diminui o atrito do trem de força, gerando economia de combustível.
  2. É importante verificar a calibragem dos pneus.
  3. Busque sempre o ponto extra econômico, que fica ao longo da faixa verde do velocímetro. Jamais chegue até a marcação vermelha, que é a zona do perigo para o giro do motor de seu pesado.
  4. Deve-se também evitar a zona da marcha lenta, pois além de se gastar mais tempo de viagem, também se consome mais combustível.

Um mito que existe, é que ao se acelerar mais o motor, a refrigeração é maior e que acelerando pouco, o motor fica mais aquecido. Na verdade, é o contrário! Quanto mais se acelera, mais explosões acontecem no motor, gerando um maior aquecimento. Isso sem falar nas subidas. Neste caso, o esforço e o número de explosões se tornam ainda maior, tanto é que, por conta disso, o motor busca uma refrigeração a mais.

Fique atento às placas das rodovias que indicam a inclinação da serra para saber qual marcha utilizar para subir. Esse ponto é muito importante, pois é nas subidas que se economiza maior quantidade de combustível.

Quanto mais esforço, ou seja, quanto maior for o giro do motor, menor vai ser sua vida útil, portanto, fique atento a essas dicas.

E lembre-se: na hora de fazer a reposição das peças mecânicas de seu motor e câmbio, tais como alavancas, garfos de embreagem, tensionadores de correia, polias, freio motor, etc, não procure somente preço, certifique-se da qualidade dos itens, pois são as peças mecânicas que irão garantir o bom e correto funcionamento de seu caminhão.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Contato

Televendas
+55 (11) 2768-5777
WhatsApp
+55 (11) 97606-1070
Email: vendas@sdubo.com.br
São Paulo . SP . Brasil