1. VW lança Constellation 20.480 e mira o mercado de extrapesados
A Volkswagen Caminhões e Ônibus deu um passo importante no segmento extrapesado com o lançamento do novo Constellation 20.480 4×2. Equipado com o motor MAN D26 de 13 litros, o modelo entrega impressionantes 480 cv de potência e 2.400 Nm de torque, prometendo desempenho de sobra em aplicações rodoviárias de curta e média distância, com capacidade de até 60 toneladas de PBTC.
Além disso, o caminhão conta com câmbio automatizado V-Tronic de 12 marchas com sistema Predictive Shifting (que usa GPS para antecipar trocas e economizar combustível), freio motor de 428 cv, tanques com capacidade total de 940 litros, painel digital e banco com suspensão pneumática. A marca aposta forte em conforto, eficiência e segurança para motoristas e transportadoras — tudo com foco no melhor custo por tonelada transportada.
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2.Reajuste salarial para os motoristas em SP
A nova convenção coletiva para motoristas de transporte rodoviário de cargas do estado de São Paulo foi definida. O reajuste vale para 2025 e 2026, e traz aumentos nos pisos salariais, diárias e adicionais noturnos.
Isso impacta diretamente o custo operacional das transportadoras e a expectativa dos motoristas, valorizando a categoria diante dos desafios de rodar no Brasil.
Entre os pontos mais importantes estão os ajustes progressivos por função, maior clareza nos direitos e compensações, e a renovação de cláusulas sociais como assistência ao trabalhador, jornada e segurança nas viagens.
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3. Produção de caminhões cresce 3,1% no semestre com impulso das exportações
O setor de caminhões voltou a respirar em 2025. De janeiro a junho, a produção cresceu 3,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 66.400 unidades fabricadas no Brasil. A principal responsável pela recuperação foi a demanda externa, com crescimento de 91% nas exportações, totalizando 13.400 veículos vendidos a países como Argentina, Chile, Peru, México e Uruguai.
Por outro lado, o mercado interno segue em retração. As vendas no Brasil caíram 3,5% no semestre, totalizando 54.800 unidades. O segmento de pesados que representava 52% das vendas e agora responde por 45%, afetado por taxas de juros elevadas e menor confiança do transportador. Ainda assim, a produção para exportação ajuda a manter o setor aquecido e abre espaço para fornecedores estratégicos como a Sdubo, que atua com peças de alto desempenho para toda a cadeia logística.
🔗 Leia a matéria completa no: AutoData – Produção de Caminhões
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