Uma história com freio motor

O freio motor é um equipamento original de fábrica desenvolvido para ser utilizado como freio auxiliar em caminhões e ônibus. É um item e segurança, infelizmente, pouco valorizado, mas que pode, com certeza, evitar muitos acidentes e salvar vidas. Seu acionamento pode ser por um botão no painel, ou automaticamente ao tirar o pé do acelerador, como é na maioria dos ônibus urbanos. Ao ser acionado, sua função é reduzir a velocidade do veículo, invertendo o papel do motor, que passa a usar sua força e energia para segurar o veículo. Seu uso é indispensável em declives para uma descida segura, mas também pode ser utilizado normalmente em superfícies planas.

Lamentavelmente, ainda é grande o número de caminhões e ônibus que não utilizam o freio motor, por desconhecimento ou por acharem que consome mais combustível. Um erro, pois o freio motor é um equipamento fundamental! Muitos não funcionam ou foram até desativados. Vou contar um caso que presenciei. Pode até parecer engraçado, se não fosse quase trágico.

Eu estava em visita a uma grande oficina de funilaria, quando me deparei com um sujeito quase todo engessado. Só não estavam engessados um braço, uma perna e a cabeça. Claro que a curiosidade me levou a perguntar:

O que aconteceu?
Com uma cara de “herói”, o rapaz respondeu:
Eu estava descendo a serra e o freio não estava segurando o caminhão. A velocidade aumentava cada vez mais. Foi então que me deparei com uma curva fechada à frente. Não pensei duas vezes: abri a porta do caminhão e saltei! Ainda bem que fui “esperto”, senão estaria morto agora, pois o caminhão deu perda total!

Depois de escutar o relato, perguntei:

Você não usou o freio motor?
A resposta foi:
Não! O “patrão” mandou desligar, pois consome mais combustível, e para falar a verdade, eu nem sei como se utiliza isso!

Essa situação poderia muito bem ter sido evitada se ele tivesse o hábito de utilizar o indispensável freio motor.

Há relatos de motoristas que descem a serra somente com o freio motor, sem utilizar o pedal de freio. Mas isso é uma experiência adquirida com o uso frequente deste equipamento.

Bem, a conclusão da história, eu deixo para vocês. Porém, deixo a minha mensagem:

Usem o freio motor sem moderação!

Luiz Carlos
Fundador da Sdubo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Contato

Televendas
+55 (11) 2768-5777
WhatsApp
+55 (11) 97606-1070
Email: vendas@sdubo.com.br
São Paulo . SP . Brasil